Estudo de demanda em unidades de Saúde da Família em cidade de porte médio do estado do Rio Grande do Sul, Brasil
PDF

Palavras-chave

Necessidades e Demandas de Serviços em Saúde
Atenção Primária em Saúde
Saúde da Família

Como Citar

Tomasi, E., Zibel, A. B., Garcez, V. P., Linhares, R. da S., & Vitória, Ângela M. (2021). Estudo de demanda em unidades de Saúde da Família em cidade de porte médio do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. APS EM REVISTA, 3(1), 56–65. https://doi.org/10.14295/aps.v3i1.56

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil da demanda de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Métodos: Foram registrados todos os atendimentos em cinco unidades de saúde durante cinco semanas, incluindo sexo, idade e motivos de atendimentos.

Resultados: Foram atendidas 7.754 pessoas, o que representou 310 por dia e estimativa anual de 80.639. Foram realizados 4.817 atendimentos médicos, com média diária de 193 e estimativa anual de 50.927. A maioria (68%) era constituída por mulheres e houve predomínio das faixas etárias de 50 a 69 anos (30%) e 18 a 29 anos (16%). Os tipos de atendimento médico mais frequentes foram: consulta clínica (53%), renovação de receita (22%) e pronto atendimento (4%).

Conclusões: As UBS estudadas são similares às demais de município de porte médio, em termos de modelo de atenção e de cobertura populacional, o que torna os resultados com potencial de extrapolação para o município como um todo e para outros de porte similar.

https://doi.org/10.14295/aps.v3i1.56
PDF

Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.

Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.