Desafios contemporâneos da Atenção Primária à Saúde
PDF

Palavras-chave

APS
SUS

Como Citar

Magalhães Júnior, H. M. (2019). Desafios contemporâneos da Atenção Primária à Saúde. APS EM REVISTA, 1(3), 222–229. https://doi.org/10.14295/aps.v1i3.47

Resumo

O artigo, resultado de conferência proferida na 1ª Oficina do Comitê Gestor APS – Inovações para APS forte no SUS, realizada  na Faculdade de Ciências Econômicas FACE/UFMG –em março de 2019,    discute  os desafios atuais da APS através do resgate  histórico  até o momento atual. A implementação do SUS, desde os seus primeiros passos, se deu concomitante a um novo papel para os municípios brasileiros, também nascidos como entes federados na mesma Constituição e à expansão de cobertura assistencial, em especial da atenção básica ou primária,  já em curso desde os movimentos pré SUS. A partir de 1994, com o formato do PSF – Programa de Saúde da Família e dos ACS- Agentes Comunitários de Saúde, sustentado por experiências internacionais e iniciativas de vários municípios brasileiros, tudo isto corolário da trajetória, ainda que com idas e vindas, do movimento sanitário brasileiro. Esta brevíssima histórico é importante, por deixar como imagem um vetor de sempre crescimento da APS no país, em diferentes modalidades, com variadas tecnologias e potências, mas, progressivamente   vertebrada a partir da Estratégia de Saúde da Família. Fato é que as robustas evidências internacionais e resultados de investigações no Brasil.

https://doi.org/10.14295/aps.v1i3.47
PDF

Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.

Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.