A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19
PDF

Palavras-chave

Serviços de saúde
Atenção Primária a Saúde
Estratégia Saúde da Família
Atitudes e Práticas em Saúde
COVID-19

Como Citar

Oliveira, M. A. B. de, Monteiro, L. de S., Oliveira, R. de C., Moreira, T. S., Marques, A. C. F., Silva, U. M. de A., Oliveira, N. A., Pereira, G. F. C., Silva, A. C. S., & Santana, R. M. (2020). A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS EM REVISTA, 2(2), 142–150. https://doi.org/10.14295/aps.v2i2.96

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de reorganização do processo de trabalho do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) na Atenção Primária a Saúde (APS) visando a pandemia do COVID-19 no município do Recife, Pernambuco. Adequando-se ao contexto de cada território e demandas específicas das equipes de Saúde da Família (eSF), as atividades e ações do Nasf foram gradativamente reformuladas para manter a continuidade do cuidado no território frente a pandemia do COVID-19. As atividades realizadas são apresentadas no presente artigo em três eixos: atividades ligadas diretamente aos usuários, suporte as eSF e seus profissionais e as ações nos territórios. Consideramos que as possibilidades de atuação do Nasf ampliaram a capacidade de visão da comunidade e o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento deste desafio e outros tantos que virão no âmbito da APS.

 

https://doi.org/10.14295/aps.v2i2.96
PDF

Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.

Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.