Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de reorganização do processo de trabalho do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) na Atenção Primária a Saúde (APS) visando a pandemia do COVID-19 no município do Recife, Pernambuco. Adequando-se ao contexto de cada território e demandas específicas das equipes de Saúde da Família (eSF), as atividades e ações do Nasf foram gradativamente reformuladas para manter a continuidade do cuidado no território frente a pandemia do COVID-19. As atividades realizadas são apresentadas no presente artigo em três eixos: atividades ligadas diretamente aos usuários, suporte as eSF e seus profissionais e as ações nos territórios. Consideramos que as possibilidades de atuação do Nasf ampliaram a capacidade de visão da comunidade e o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento deste desafio e outros tantos que virão no âmbito da APS.
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.