Lavar as mãos contra o Coronavírus: mas, e a Água?
PDF

Palavras-chave

COVID-19
Pandemia
Água

Como Citar

Nascimento, D. (2020). Lavar as mãos contra o Coronavírus: mas, e a Água?. APS EM REVISTA, 2(1), 66-69. https://doi.org/10.14295/aps.v2i1.61

Resumo

Nesse momento da expansão da COVID-19, o  Ministério da Saúde, em consonância com a Organização Mundial da Saúde, vem fortemente recomendando uma principal medida para reduzir o contágio pelo coronavírus: lavar as mãos. Entretanto, lavar as mãos não é possibilidade para 35 milhões de brasileiros que não tem acesso à água, Diante desse cenário, espera-se que políticas públicas emergenciais em territórios assim caracterizados sejam conduzidas por governos municipais e estaduais, apoiados por organizações não-governamentais e entidades voluntárias. Parece ser natural, para não dizer óbvio, que se medidas estratégicas relativas ao acesso à água e ao saneamento são tomadas, a capacidade de organização dos serviços nas redes públicas de saúde melhora, sendo urgente efetivar as recomendações feitas pelo Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS).   
https://doi.org/10.14295/aps.v2i1.61
PDF

Referências

NERY, C. Extrema pobreza atinge 13,5 milhões de pessoas e chega ao maior nível em 7 anos. 07/11/2019. Agência IBGE. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2019.

IBGE. Perfil dos municípios brasileiros Saneamento básico: aspectos gerais da gestão da política de saneamento básico. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira, 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

Idem.

Ver:

Atlas Brasil: abastecimento urbano de água: panorama nacional / AgênciaNacional de Águas; Engecorps/Cobrape. — Brasília: ANA: Engecorps/Cobrape, 2010.

IBGE. Perfil dos municípios brasileiros Saneamento básico: aspectos gerais da gestão da política de saneamento básico. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

Ver:

Atlas Esgotos: despoluição de bacias hidrográficas / Agência Nacional de Águas, Secretaria Nacional de
Saneamento Ambiental . Brasília: ANA, 2017. p. 22.

Ver:

Ver “Carta Aberta à sociedade brasileira - Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento -ONDAS e a epidemia do COVID-19 no Brasil”, 27/03/2020.
D0isponível em
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.