Atenção básica e saúde pública: por que e para que compreender o papel do agente na sua formação e preparação dos primeiros atendimentos de saúde
PDF

Palavras-chave

Saúde Pública. Doenças. Atenção Primária. Agente de Saúde.

Como Citar

Flor de Lima, W. M. S. (2019). Atenção básica e saúde pública: por que e para que compreender o papel do agente na sua formação e preparação dos primeiros atendimentos de saúde. APS EM REVISTA, 1(3), 181–188. https://doi.org/10.14295/aps.v1i3.44

Resumo

Este trabalho aborda a importância do conhecimento sobre saúde pública e atenção básica, que hoje, nos termos de formação dos profissionais desta área,  apresenta um quadro bem diversificado com orientações que favorecem ações para indivíduos que necessitam de cuidados em atenções primárias que abrangem a saúde dos indivíduos. Leva-se em conta a identificação de métodos utilizados para avaliação de incidentes na atenção primária a saúde, os tipos, os fatores contribuintes e as soluções para tornar a atenção inicial a saúde mais segura. Tendo como objetivo principal trazer informações a cerca da atenção básica e conhecer a importância deste debate para a formação profissional do agente de saúde. Metodologicamente o estudo foi realizado a partir da pesquisa descritiva exploratória, onde os autores debatem sobre o tema. Os resultados esbaram em teorias neste campo emergencial que é a saúde primária e a responsabilidade do profissional contracenando com críticas e reflexões pertinentes sobre o assunto.

https://doi.org/10.14295/aps.v1i3.44
PDF

Referências

ABBAS, A. K. Vírus da Imunodeficiência Humana e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. In:______. Imunologia Celular e Molecular. 5. Ed. São Paulo: Elsevier, 2005.


BRASIL. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (Série E. Legislação de Saúde. Série Pactos pela Saúde).


BRASIL, Ministério da Saúde. Coletâneas e normas para o controle social no sistema único de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006 a.


BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2008.

Ministério da Saúde. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Disponível em:
http://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias. Php?Conteudo=28_11_Resultados_preliminares_pmaq_ab (acessado em 30/Mai/2014).


MAKEHAM MA, Cooper C, Kidd MR. Lessons from the TAPS study – message handling and appointment systems. Aust Fam Physical 2008; 37:438-9.


MENDES. E. V. As redes de atenção à saúde. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 18, n. 4 supl, p. 3-11, 2008.


STARFIELD B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessida¬des de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Ministério da Saúde (MS); 2002.


NOGUEIRA, Marco Aurélio. O desafio de consolidar direitos no mundo globalizado. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo; Cortez, julho, 2005.

Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.

Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.