Como evoluiu o número de vínculos profissionais NASF após o fim do incentivo financeiro federal ao programa?
PDF

Palavras-chave

NASF
Atenção Primária à Saúde
APS
financiamento
vínculos profissionais de saúde

Como Citar

Nobre, V. ., Pereira, J., Mrejen, M., Medeiros, O., & Tasca, R. (2023). Como evoluiu o número de vínculos profissionais NASF após o fim do incentivo financeiro federal ao programa?. APS EM REVISTA, 5(2), 56–64. https://doi.org/10.14295/aps.v5i2.286

Resumo

Este artigo descreve a evolução do número de equipes, de vínculos profissionais e número médio de horas trabalhadas dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) após o fim do incentivo financeiro federal ao programa. Os resultados indicam que houve redução de 17,2% no número de equipes NASF, com maior incidência nas regiões Centro-Oeste (-28,1%) e Nordeste (-20,2%). Entre os vínculos profissionais ligados ao programa, a maior queda foi na categoria de saúde mental (-27%), sendo a região Centro-Oeste (-40,8%) a mais afetada. Em perspectiva regional, somente a região Sul não apresentou queda no número de equipes NASF e de vínculos profissionais. No número médio de horas trabalhadas, todas as categorias profissionais vinculadas ao programa apresentaram estabilidade. A única exceção foi a categoria médica, que apresentou crescimento durante o quadriênio.

https://doi.org/10.14295/aps.v5i2.286
PDF

Referências

Brasil (2008). Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008.Brasília: Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro.

Brasil (2010). Humaniza SUS. Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília: Ministério da Saúde.

Brasil (2017). Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 set. 2017.

Brasil (2019). Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Brasília: Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro.

Brasil (2020a). Nota Técnica nº 3/2020-DESF/SAPS/MS. Brasília: Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família.

Brasil (2020b). Portaria n° 99, de 7 de fevereiro de 2020. Redefine registro das Equipes de Atenção Primária e Saúde Mental no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Disponível em: https://brasilsus.com.br/wp-content/uploads/2020/02/portaria99.pdf

Brasil (2023). Portaria nº 635, de 22 de maio de 2023. Brasília: Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro.

Brasil (S/D). Ministério da Saúde. Pacto Nacional pela Saúde Mais hospitais e unidades de saúde Mais Médicos Mais Formação.

BVS (2015a). Qual a carga horária semanal dos profissionais dos NASF? Núcleo de Telessaúde Santa Catarina. Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/qual-a-carga-horaria-semanal-dos-profissionais-dos-nucleos-de-apoio-a-saude-da-familia/

BVS (2015b). Segunda Opinião Formativa. Como o apoio matricial pode ser desenvolvido na Atenção Básica em Saúde/Atenção Primária em Saúde?. Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/como-o-apoio-matricial-pode-ser-desenvolvido-na-atencao-basica-em-saudeatencao-primaria-em-saude/.

Gonçalves, D. A. et al. (2011). Guia prático de matriciamento em saúde mental. Brasília Ministério da Saúde: Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva. Disponível em: https://dms.ufpel.edu.br/sus/files/media/guia_pratico_matriciamento_saudemental.pdf

Instituto de Estudos para Políticas de Saúde - IEPS (2022). Recursos Humanos, Infraestrutura e Tecnologia no SUS. Mais SUS em Evidências, Volume 2. Disponível em: https://agendamaissus.org.br/evidencias/.

Mrejen, M., Rocha. R. (2021). Hiring Mental Health Professionals: Evidence from a Large-Scale Primary Care Policy in Brazil. Estudo Institucional n. 3. São Paulo: Instituto de Estudos para Políticas de Saúde.

Rosa, L., Arruda, H., Faria, M., Mrejen, M., Nobre, V., Aguillar, A. e R. Rocha (2023). Previne Brasil: Análise da distribuição dos recursos e diagnóstico de resultados. Estudo Institucional n. 9. São Paulo: Instituto de Estudos para Políticas de Saúde.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 APS EM REVISTA

Downloads

Não há dados estatísticos.