Avaliação da qualidade da Atenção Primária no Programa Mais Médicos
V.1 No.1 (2019)
PDF

Palavras-chave

Sistema Único de Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde.
Atenção Primária à Saúde

Como Citar

Kemper, E. S. (2019). Avaliação da qualidade da Atenção Primária no Programa Mais Médicos. APS EM REVISTA, 1(1), 75–87. https://doi.org/10.14295/aps.v1i1.17

Resumo

A Atenção Primária à Saúde (APS) deve ser mantida no centro de debate sobre acesso e saúde universal, por ser a peça fundamental para a estruturação dos sistemas de saúde. O Programa Mais Médicos no Brasil é a mais recente política pública de fortalecimento da APS, com vistas a ampliação do acesso e melhoria da qualidade. A qualidade neste estudo é concebida como a presença e extensão dos atributos essenciais e derivados da APS (acesso, longitudinalidade, integralidade, coordenação, orientação familiar e orientação comunitária). O objetivo do estudo é avaliar a qualidade da APS nos serviços em que estão inseridos os médicos cubanos do Programa Mais Médicos. A qualidade foi medida por meio de entrevistas aos médicos cubanos do Programa Mais Médicos (n=8235) que estavam nos serviços de APS no Brasil nos meses de abril e maio de 2016, utilizando o Primary Care Assessement Tool (PCATool). Os resultados apontam para um alto grau de orientação a APS nos serviços avaliados, considerando os escores Essencial e Geral da APS. O atributo acesso apresentou baixo escore, indicando a necessidade de mudanças organizacionais nos serviços.  Os serviços avaliados por mais de oito mil médicos apresentaram um bom desempenho, podendo inferir que médicos, com formação em medicina de família e comunidade inseridos em equipes de Saúde da Família contribuem para o fortalecimento da Atenção Primária no Brasil. 

https://doi.org/10.14295/aps.v1i1.17
PDF

Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.

Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.