A capacitação de profissionais da APS para inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre: a experiência do município de Betim, Minas Gerais
PDF

Palavras-chave

Dispositivo intrauterino (DIU)
Saúde Sexual e Reprodutiva
Saúde da Mulher
Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde

Como Citar

de Souza, E. G., Pinheiro, E. R. S., da Rocha, J. M. S., Sousa, M. M., dos Santos, E. A., & Rangel, H. F. (2021). A capacitação de profissionais da APS para inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre: a experiência do município de Betim, Minas Gerais. APS EM REVISTA, 3(1), 32–38. https://doi.org/10.14295/aps.v3i1.144

Resumo

Trata-se de relato da experiência de capacitação de profissionais da APS para inserção do DIU de cobre.  A intervenção foi um curso teórico prático e de atualização em inserção de DIU, ofertado a médicos, enfermeiros e ginecologistas da APS. Participaram do curso 27 profissionais, sendo 6 médicos e 21 enfermeiros. Foram inseridos 147 DIUs. A média de inserções em 7 meses (de maio a dezembro de 2019) foi de 21, superando a dos dois anos anteriores (6,1 em 2017 e 12,7 em 2018). A intervenção configura uma inovação à prática de oferta dos métodos contraceptivos no Sistema Único de Saúde (SUS) de Betim, uma vez que ampliou e continuará ampliando o acesso das mulheres ao DIU e vem para amenizar a dificuldade já conhecida dos serviços públicos em incorporar, de forma efetiva, a assistência anticoncepcional, através de métodos reversíveis e não hormonais.

https://doi.org/10.14295/aps.v3i1.144
PDF

Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.

Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.