Bioética e Estratégia Saúde da Família: a perspectiva dos Agentes Comunitários de Saúde
PDF

Palavras-chave

Bioética
Saúde da Família
Agende Comunitário de Saúde

Como Citar

Vidal, S. V., Gomes, A. P., & Siqueira-Batista, R. (2021). Bioética e Estratégia Saúde da Família: a perspectiva dos Agentes Comunitários de Saúde. APS EM REVISTA, 3(1), 39–47. https://doi.org/10.14295/aps.v3i1.134

Resumo

Identificar os principais problemas bioéticos na Estratégia Saúde da Família (ESF), na perspectiva dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Município de Magé, RJ – como subsídio para a proposição de estratégias de formação dirigidas ao amadurecimento da tomada de decisão frente aos conflitos bioéticos – foi o escopo do presente artigo. Participaram da pesquisa 124 ACS das 62 equipes da ESF. Aplicou-se um questionário, em dezembro 2013, com 22 questões, divididas em três seções: (1) características gerais; (2) problemas bioéticos enfrentados pelo ACS em serviço e (3) conhecimento sobre os conceitos de ética e bioética e sobre os modos de aprendê-la. As respostas foram apreciadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Identificaram-se o perfil dos ACS e os principais problemas bioéticos presentes em seu cotidiano. A educação permanente foi uma aposta orientadora do diálogo para o aprimoramento das competências morais desses trabalhadores, elemento essencial para o melhor enfrentamento dos conflitos.   

https://doi.org/10.14295/aps.v3i1.134
PDF

Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.

Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.