Reorganização da Rede de Atenção à Saúde para o enfrentamento da COVID-19 no município de Canaã dos Carajás, Pará
PDF

Palavras-chave

Pandemias
Infecções por Coronavirus
Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde

Como Citar

do Vale, E., Rodrigues, G., da Costa, D., Queiroz, J., Lima, D., Mereiros, L. P., Oliveira, D., Baia, E., Costa, A. L., & Neto, M. B. (2020). Reorganização da Rede de Atenção à Saúde para o enfrentamento da COVID-19 no município de Canaã dos Carajás, Pará. APS EM REVISTA, 2(2), 83-90. https://doi.org/10.14295/aps.v2i2.101

Resumo

É urgente a necessidade de reorganizar a Rede de Atenção à Saúde integrando os diversos pontos e tipos de serviço para o enfrentamento da COVID-19. OBJETIVO: Descrever a reorganização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) para o enfrentamento da COVID-19 no munícipio de Canaã dos Carajás, no Pará. MÉTODO: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência da reorganização da RAS do município de Canaã dos Carajás, os dados aqui relatados são baseados nos documentos oficiais produzidos no município e no relato da gestão. RESULTADOS: Reorganização do acesso com ampliação da carteira de serviços da Atenção Básica (AB), elaboração e readequação de novos serviços para o fortalecimento da RAS e reorganização da Assistência Hospitalar. CONCLUSÃO: Os processos de planejamento, monitoramento, avaliação e reorganização das RAS devem ser contínuos durante a pandemia, sempre levando em conta as evidências epidemiológicas locais para traçar novas estratégias para garantia de um sistema de saúde universal e equânime.
https://doi.org/10.14295/aps.v2i2.101
PDF

Referências

Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS. Guia Orientador para o enfrenta- mento da pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde. BRASÍLIA MAIO DE 2020.

TURCI, M.; HOLLIDAY, J.; DE OLIVEIRA, N. A Vigilância Epidemiológica diante do Sars-Cov-2: desafios para o SUS e a Atenção Primária à Saúde. APS EM REVISTA, v. 2, n. 1, p. 44-55, 15 abr. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 454. Brasília, 20 de março de 2020

GARCIA, Leila Posenato; DUARTE, Elisete. Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento à epidemia da COVID-19 no Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 29, n. 2, e2020222, 2020 .

ABREU, Luiz Carlos. Ações integradas e o fortalecimento do Sistema Público de Saúde Brasileiro em tempos de pandemias. Revista brasileira de desenvolvimento humano, n 30 (1), 2020.

Ministério da Saúde. Protocolo de manejo clínico do coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde – Versão 09- Brasília, abril 2020.

CEDAPS, FUNDAÇÃO VALE, UNESA. Ciclo Saúde: atores e cenários. In: Ciclo Saúde: construção compartilhada de conhecimentos e ações pelo fortalecimento da Atenção Básica em municípios brasileiros - Ciclo Saúde / Fundação Vale/ CEDAPS /UNESA – Rio de Janeiro: 2017.

LIMA, Débora Garcia. "Sistematização da experiência" de reorganização do acolhimento aos usuários nas unidades de atenção básica do município de Canaã dos Carajás, Pará. Rio de janeiro, 2019.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.